Se você quer descobrir quais são os 25 sinais de autismo, saiba que existem diversos comportamentos de alerta que passam despercebidos diariamente. Vou te explicar o porquê:
O autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta a forma como uma pessoa se comunica e interage socialmente. Ele também pode incluir comportamentos repetitivos e interesses restritos.
Mas por ser um espectro de condições, significa que há grande variação em intensidade e sintomas de uma pessoa para outra. Isso faz com que alguns sinais sejam conhecidos por todos, enquanto outros se tornem difíceis de serem notados, o que leva ao risco de diagnósticos tardio e problemas no desenvolvimento por falta de tratamento. Por isso leia até o final para descobrir todos os sinais de autismo do dia a dia!
1- Não responder ao chamado: Crianças com transtornos do espectro do autismo são menos responsivas quando chamadas pelo nome.
2- Dificuldade para entender metáforas, ironias e outras figuras de linguagem.
3- Objetos de alinhamento: Os objetos de alinhamento (geralmente organizados por cor, tamanho ou categoria) são comuns à maioria das crianças com TEA.
4- Isolamento: Desinteresse por outras crianças ou isolamento mesmo na presença de outras pessoas.
5- Apego a determinados objetos.
6- Dificuldade de compartilhar interesses e medos: Ou seja, mostrar a alguém algo que lhe interessa causa algum desconforto no convívio social.
7- Problemas de autonomia: Dificuldade de se vestir ou se alimentar por conta própria.
8- Movimentos estereotipados: Podem chacoalhar as mãos, balançar-se para frente e para trás, correr de um lado para outro, pular ou girar sem motivos aparentes. Os movimentos podem aumentar dependendo do momento.
9- Atraso anormal na fala: Crianças com autismo enfrentam dificuldades na comunicação, o que leva a desafios na interação social.
10- Falta de medo de situações perigosas: Como atravessar a rua sem olhar para os carros.
11- Estão sempre olhando na mesma direção, como se o tempo tivesse parado.
12- Dificuldades com adultos: É importante que as crianças se relacionem com outras pessoas, principalmente adultos, para regular os seus sentimentos.
13– Objetos giratórios: Algumas pessoas autistas são obcecadas por objetos giratórios que não têm nenhuma função aparente.
14- Sensibilidade sensorial, como o incômodo com barulhos, texturas, luzes e etc;
15- Não conseguem fingir: Muitas pessoas autistas têm dificuldade com o pensamento abstrato e confiam demais em conceitos concretos.
16- Problemas com desordens das mais variadas.
17- Baixa energia para convívio social.
18- Podem ter grandes mudanças comportamentais, quando algo anormal acontece ou sai da rotina.
19- Ficar se balançando para frente e para trás por vários minutos ou horas ou torcer as mãos ou os dedos constantemente.
20- Dificuldade em compreender os sentimentos dos outros e expressar os seus: (ASD) é um transtorno do desenvolvimento que afeta significativamente as habilidades de interação social, comunicação social e comportamentos antissociais.
21- Falta de contato visual : Esses traços não estão presentes em todas as pessoas com autismo, dependendo do grau e tipo de autismo, os mais famosos são:
22- TID Refere-se a um conjunto de condições que envolvem um atraso no desenvolvimento de várias habilidades básicas, especialmente a capacidade de se relacionar com os outros, de se comunicar e de usar a imaginação.
23- Seletividade alimentar: Rejeição de certos tipos de alimento, repertório restrito ou/e preferência por apenas um alimento.
24- Não tem filtro social. Fala o que pensa, sem notar se magoa.
25- Não imitar: As crianças aprendem por imitação. Não ter essa habilidade dificulta o aprendizado, o que é uma ocorrência comum.
Agora os principais sinais que são menos falados!Veja:
- Ficar irritado em grupo
Desde muito cedo a criança pode ficar irritada em jantares, festas de aniversário, reunião familiar e em muitas situações onde tem muitas pessoas. O excesso de barulho nesses encontros podem causar sobrecargas sensoriais na criança, o que gera estresse e irritação.
- Inventar palavras
Pode ser um sinal de autismo quando junto com a comunicação. Palavras inventadas merecem também a sua devida atenção.
- Mostrar interesses constante em determinados assuntos ou objetos
Esse é um sinal comum do autismo, se refere ao interesse restrito em algo excêntrico ou até bem comuns que podem passar despercebidos.
- Reação exagerada a odores
Não gostar de cheiro Não gostar do cheiro de uma comida por exemplo. Cheiros podem causar um grande desconforto por conta do TPS.
É importante saber que em meninas, há mais dificuldade de reconhecer esses sinais de autismo principalmente porque conseguem copiar comportamentos e assim disfarçar as dificuldades sociais. Por isso que se tratando de um menino ou menina, na suspeita destes sintomas é recomendado consultar um pediatra, tá bom?
Comenta aqui embaixo quais são os sinais que seu filho mais apresenta, caso não apareça aqui para que as outras mães fiquem cientes.