Messi Autista – Será mesmo que esse é o segredo do craque?
Descubra a grande verdade sobre essa notícia que tem movimentado a internet e o mundo nos últimos anos!
Com a chegada da Copa do Mundo 2022, uma grande polêmica envolvendo o camisa 10 da seleção argentina ressurgiu: Messi autista, será? De onde veio essa informação?
Todos sabem que Lionel é um dos melhores jogadores da história do futebol, mas essa dúvida fisgou de jeito até os menos curiosos. Se esse é o seu caso, chegou o momento de saber tudo sobre essa grande polêmica. Leia até o final!
Você sabe exatamente oque é o Autismo?
Muito se escuta falar sobre a condição que está sendo relacionada ao messi e retratada em diversas séries famosas. Mesmo assim, é interessante você saber que o transtorno do espectro do autismo (TEA) é o resultado de mudanças funcionais e físicas no cérebro.
Por ser um transtorno do neurodesenvolvimento, os primeiros sinais podem surgir desde cedo, principalmente na comunicação, mas em graus mais leves a descoberta pode só vir à tona anos depois, como acreditam ser o caso do Messi. Será?
Por que há quem considere o Messi autista?
Em 2013, o jornalista e escritor brasileiro Roberto Amado anunciou que o argentino havia sido diagnosticado com Asperger aos oito anos de idade e que esse era o segredo de sucesso dele no futebol, destacando sua concentração em campo, os dribles e gols sempre iguais e outras coisas que podem indicar o autismo, como a clara timidez de Messi.
Mesmo Amado se justificando ao dizer que isso não é nenhum desmerecimento, comete o erro de se referir a Messi como sendo “portador” da síndrome, como se falasse de uma doença. Diz também que o autismo é conhecido por ser uma “Fábrica de gênios”, o que acaba por reproduzir um estereótipo de forma irresponsável.
Bastou isso para que o mundo todo acreditasse na notícia de que o Messi é autista.
Apenas alguns dias depois da publicação, até o Romário compartilhou o artigo no Twitter dele:
“Vocês sabiam que o Messi tem Síndrome de Asperger? É uma forma leve de autismo (…)”, publicando em seguida o link que começou a repercutir por diversos países.
Até hoje, existe um forte eco disso tudo. Em 2017, no famoso programa de TV “Encontro”, da rede globo, o convidado Gustavo Cerbasi se referiu a Messi como autista, mas Fátima Bernardes teve que corrigi-lo rapidamente.
Vale lembrar que em julho de 2020, o ex-atacante francês, Christophe Dugarry, ajudou essa história a voltar à boca do povo ao chamar Messi de “Meio Autista”, o que não existe, pois ou se é autista, ou não, certo?
Afinal, Messi é ou não autista?
O grande problema é que esse fato jamais foi confirmado pelo Messi ou por qualquer pessoa próxima a ele.
A família, o médico que cuidou de Messi durante a infância e até o jornalista espanhol Guillem Balague, que fez uma biografia muito profunda sobre o craque, nega completamente essa informação. Romário inclusive, por causa daquele post no twitter, quase foi processado.
Autoridades no assunto discordam dos boatos de autismo. Veja o porquê!
Em um parecer para o UOL , o psiquiatra Estevão Vadasz, também coordenador do Programa de Transtornos do Espectro Autista do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, afirmou que mesmo casos leves, seria comum apresentar déficits na parte motora e em atividades de equipe, coisas que Messi apresenta faz excelência. Por isso é improvável que realmente esteja dentro do TEA.
No episódio “Messi não é autista” do podcast Introvertendo, em 2020, o jornalista e também autista Tiago Abreu falou de diversos aspectos interessantes acerca do assunto, incluindo sete pontos que mostram a construção dessa Fake News e o porque que, apesar da fama, ela não consegue provar o autismo do craque.
Por que representatividades reais são ignoradas enquanto falsas são enfatizadas?
Podemos ver que, apesar de ser uma história bem construída que fez muitos considerarem mesmo o Messi autista, jamais foi confirmada. Mesmo assim, diversos pais de crianças autistas, ficam até bravos quando escutam que isso é fake.
Assim como aconteceu com Messi, há diversas pessoas que afirmam que outros famosos, como Einstein, Bill Gates, são autistas, mesmo sem comprovação alguma.
Mas perceba que forçar um diagnóstico em busca de representatividade, não é uma boa solução. Sabia que há diversas pessoas incríveis que são autistas declaradas?
Tem o mais recente Elon Musk, o ator Anthony Hopkins, que já ganhou o Oscar, o surfista Clay Marzo, a ecoativista Greta Thunberg, a escritora e especialista em ciência animal Temple Grandin, e diversos outros nomes famosos para representar a comunidade autista e inspirar nossas crianças.
Você gostou dessa leitura? Continue acompanhando nosso conteúdo e comenta aqui o que acha disso tudo, vou amar saber!